Li o texto de uma amiga para ela mesma aos 10 anos de idade... Gostei muito e fiquei curiosa para escrever também.
Oi Mari, eu sou você daqui a 12 anos e queria te dizer algumas coisas.
Agora, sua vida é muito divertida e sem muita preocupação, você não costuma ler e muito menos estudar, mas se quiser ter uma vida diferente da minha, não se acostume com isso. Seu cérebro não será assim tão ágil para sempre e a matéria também não será assim tão fácil.
Quanto àquelas pessoas? O que não faz sentido na sua cabeça? Continuará não fazendo sentido agora... Ainda não sei porque eles nos magoaram tanto, mas se quer um conselho sobre isso? Seja mais menina, use vestidos, ame a cor rosa, não coma besteiras e não se ligue em esportes. (Mas imagino que a minha vida hoje não seria tão divertida se você não tivesse sido uma menina diferente!) Mas não deixe isso te afetar tanto, continue se divertindo, até porque, eles não vão parar até você entrar na faculdade. Aprenda a lidar com isso e engole esse choro, seja forte e seja mais você. Coragem menina, enfrente tudo e aprenda com isso, você será uma amiga muito melhor hoje, porque conheceu amigos ruins quando criança.
As pessoas que você conhece nessa escola não farão diferença na sua vida. Você não manterá contato com elas... Mas espera até você entrar no colégio militar, tudo vai ser muito mais legal! Jamais perca esse brilho no olhar que você tem quando fala do seu irmão... Isso fará falta no futuro, mantenha seu coração puro, que confia sempre.
Sobre meninos... A gente tem um tato horrível para esse assunto né? Sinto lhe informar que isso ainda não melhorou, mas ainda bem que temos esperança. E por favor, pare de gostar dos garotos que te destratam! Hoje, ainda escolhemos mal, mas pelo menos o coração está tranquilo, nada de angústia! LIBERDADE.
Continue escrevendo, escreva mais até, sempre que puder, sobre o que quiser, mesmo que seja bobo é uma prática muito boa e fará diferença nas suas redações e textos mais para frente.
Não tenha vergonha de gostar da escola, não tenha vergonha de fazer peguntas e nem de saber as respostas. Tem gente que não entende o nosso jeito.
Aprenda com seus erros. Aprenda com as coisas ruins que pensa e fala.
Seja criança enquanto pode, não entenda o que ainda não consegue entender... Porque quando você conseguir, vai doer muito.
Diga a sua família que os ama sempre, pode não fazer sentido agora, você pode nem pensar muito nisso, mas quando você tiver uns 14 anos você vai entender.
Aproveite os seus anos no Acre ao máximo, serão os melhores anos da sua infância e por favor, leve a orientação a sério. Quando você voltar para Brasília será um ano incrível, em uma turma muito divertida. Você vai tentar aprender a jogar futebol, mas como era de se prever, você é uma tremenda perna de pau.
Jamais deixe morrer o seu amor pelo basquete, em dias ruins isso vai te ajudar a espairecer.
Cuide dos seus joelhos...
Confie em você e nos seus sentimentos, é você quem cuida de si mesma, ainda que não acredite nisso e são seus sentimentos que te fazem quem você é.
Não deixe coisas não ditas, não guarde sentimentos e faça o que tem vontade, mesmo que pareça que é bobo ou que você vai se arrepender... Tem tanta coisa que me arrependo de não ter feito. Se puder, mude isso!
Não acredite nos devaneios da sua mente, eles só servem para serem escritos, nada além disso.
Mas se tudo der errado e você viver exatamente como eu vivi até agora, saiba que as coisas não são tão erradas... E mesmo sendo assim meio infantil, meio moleque, meio sentimental e bastante bruta, você é você e todos os seus erros te fizeram alguém melhor, não necessariamente uma pessoa boa, mas a melhor que poderíamos ser até agora.
Sonhe, mas não deixe de viver... E não aprenda a sorrir para esconder sua dor. Somos muito transparentes e, ao mesmo tempo, estranhamente disfarçadas.
Enfim, apenas viva...
Um dia a felicidade te alcança.